segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Começou a semana....

Mais uma semana chega e a esperança de ser tão maravilhosa quanto a que passou! Não posso reclamar pois rotina não existe na minha vida neste momento. Tive vários eventos neste fim de semana: fomos no niver do Rubão, no niver da Gigi( filha do Diogo) e no niver da gatinha da Olívia, prima da Mayume.
Estou cansada pra caramba ,mas animadissíma para o fim de semana....

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Ihhhhhh!!!! Esqueciiiiii

Acreditem se quiser, mas estava tão enlouquecida com o encontro que só lembrei de tirar fotos dos comes e bebes quando já tinha acabado tudo !!!
Pedimos o de sempre, isca de peixe que estava uma maravilha, e batata frita que sempre é igual em todos os lugares. Mas foi maravilhoso! Pedi espanhola, uma delícia, experimentei caipirinha de abacaxi que estava muito suave... Se quiser comprovar é só ir lá no Botequim e provar!!!


terça-feira, 25 de agosto de 2009

Mais fotos....

Rebeca e Diogo. Ele sempre fazendo caras e bocas....um barato!!! Um amigo muito querido.
Jana, Tiago e Diogo , de novo!!!

Tadachi, meu marido e Matheus amigão de muitos anos!


Janaína, Eu, Jú, Rebeca e Andréa, as gatas do encontro, rsrsrsrsr!!!!

O GRANDE ENCONTRO!!!

Sábado, 22 de agosto finalmente aconteceu o encontro dos "velhos amigos". Foi um fim de semana perfeito, pelo menos pra mim e pro Tadachi. Revemos amigos que muito tempo estavam longe, alguns não apareceram, o que foi uma pena já que eu e a Jú fizemos uma campanha de 2 semanas pra reunir a galera, mas blz quem estava lá é porque fez questão!!!!
Enfim, foi maravilhoso ter vistos essas pessoas e relembrar de coisas que todos aprontavam ... e como aprontavam!!!
O Diogo, Tiago, daniel, Matheus, Tadachi, Lektrek, Rubão, e muitas outras figuras que não estavam, aprontavam muito .
Típico da rua era jogar basquete, muitas vezes tiravam contra com o pessoal do Aliança, skatistas, ouviam Rage Against e Ramones. No carnaval então, como tem história!!! Eles iam pro Portuários com a perua, isso mesmo, de perua, do tio do Tadachi. Faziam muito barulho. E tinha também o fusca azul do Tada que parecia uma discoteca ambulante.
As meninas ficavam sempre na esquina conversando, a Jú morava em Erechim, mas todo ano vinha e sempre era muito legal. Uma pena que só apareceu eu e a Jú.
A Jana é irmã do Diogo e mais velha que eu, por isso na época da rua não tinhamos muito contato. Hoje somos bem chegadas.
A maioria do pessoal ficava na frente da casa do Diogo, era um ponto de encontro, ou na casa do Matheus.
tem tanta história que poderia ficar aqui escrevendo, escrevendo que não ia acabar.
O mais legal é que todos se amam e somos amigos até hoje, apesar da loucura das nossas vidas que levou cada um para um lado!!!

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Tá chegando a hora!!!

Está chegando o fim de semana e estou anciosa para o encontro dos " velhos amigos "!! Ontem liguei pro Dani e reservei os lugares, ao todo foram 25 lugares para os amigos e acompanhantes, já que a maioria está casado ou quase...
Esqueci de perguntar o menu, mas acredito que deve ter porções variadas, bem tipíco de botequim. Quando falei com o Dani me senti mal porque já faz um tempo que ele assumiu este bar e ainda não fomos marcar presença. Que amigos, hein Dani???
Mas vou postar todo o encontro e também os comes e bebes...
E claro que vai ter foto de todos os amigos. Isso não vai faltar mesmo!

terça-feira, 18 de agosto de 2009
















Este bolo fiz no fim de semana pra testar e ficou muito bom!!
Fácil, pratico e quase não suja louça, ideal pra quem não tem muito tempo pra ficar na cozinha, infelizmente como eu que passo o dia todo trabalhando.
Enfim, vamos a receita.

Ingredientes:
3 ovos inteiros
3 colheres de sopa de margarina
1 xícara de leite
2 xícaras de açúcar
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 pacote gelatima de limão
1 colher sopa de fermento

Modo de preparo:
Bater os ovos, leite, margarina e gelatina no liquidificador até misturar bem todos os ingredientes.
Colocar numa bacia e adicionar farinha peneirada, açúcar e fermento. Mexer bem com auxílio de um fuê. Lever pra assar até quando espetar um palito e este sair seco.
Cobrir com leite condensado misturado com suco de limão( Adicionar limão no leite condensado até ficar cremoso).

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Semana Especial

Com certeza esta semana é , para mim, a semana do AMIGO!!!!!!!!
Este fim de semana vai acontecer um grande encontro: da galera da Dom Lara!! Vai ser um evento e tanto e estou animadissíma pra encontrar os "velhos amigos"! E como sou apaixonada por gastronomia fico imaginando os comes e bebes... mas infelizmente não vou ter a honra de organizar o evento como do ano passado que foi na minha casa em Praia grande. Este ano moro em AP e não tem como abrigar 25 pessoas ou mais. Então combinamos do evento ser no bar do Dani , o Botequim de São Vicente, que ele assumiu a direção e pelo que sei está bombando!! Vamos ver o desenrolar desta semana e se tiver a miníma chance farei algo gostoso pra todos deliciarem...

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Snow Balls

Snow Balls {Bolinhas de Neve}


Ingredientes

200 g de manteiga sem sal gelada cortada em cubinhos
250 g de farinha de trigo
½ copo (tipo americano) de açúcar de confeiteiro peneirado
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 pitada de sal
50 g de nozes processadas
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de preparo

Numa tigela misture com as mãos manteiga sem sal gelada cortada em cubinhos, farinha de trigo, açúcar de confeiteiro peneirado, essência de baunilha, sal e nozes processadas. Misture bem até formar uma massa.
Com as mãos, faça bolinhas de +/- 20 g cada e leve esta mistura para a geladeira para gelar.
Coloque numa assadeira (não untada) e leve para assar em forno quente a 180º C por 15 a 20 minutos ou até começar a dourar.
Deixe amornar e peneire açúcar de confeiteiro por todas as bolinhas.

Dica: depois de frias, conserve em latas de biscoito ou recipientes de vidro com tampa por 1 semana.
Rendimento: 40 unidades com 15 g cada.
.
.

People, eu fiz em casa e é maravilhoso!
Acho que ficaria lindo na mesa do café da manhã de Natal.
E olha, que ele já tá chegando (^.^)

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Os croques de Andorra

Eu mandei essa receita no dia dos namorados para os amigos, mas antes, vou contar a história desse prato e dar a receita original e a minha modificada. Ok, Leute?

O Croque-Monsieur é o mais famoso sanduíche francês. Segundo a Enciclopédia Larousse Gastronomique, o primeiro Croque-Monsieur foi servido no verão de 1910, num bar inglês chamado Le Trou dans le Mur, que ficava no Boulevard des Capucines, em Paris. De inspiração anglo-saxônica, o Croque-Monsieur é uma adaptação (melhorada) do Welsh Rarebit inglês, e a principal diferença é o acréscimo do presunto na receita francesa.

Croque Monsier [ORIGINAL]

Ingredientes:

4 fatias de pão de forma
100g queijo emmental ralado
4 fatias de presunto
2 fatias de mussarela
200ml creme de leite fresco
Sal, noz moscada
Pimenta do reino preta moída a gosto
2 ovos

Modo de Preparo:

Misture o creme de leite com os ovos, tempere com sal, pimenta e noz moscada. Reserve. Disponha uma camada de creme em duas fatias de pão, distribua uma fatia de mussarela e duas fatias de presunto sobre cada pão. Feche o sanduíche com outra fatia de pão. Misture o creme com o queijo ralado e distribua sobre o sanduíche, de maneira que fique bem umedecido. Leve para gratinar em forno pré-aquecido a 200 graus, por cerca de 10 minutos ou até que o queijo esteja derretido e com cor levemente dourada.

***
Das Croque von Andorra! [MODIFICADO]

Montei por porção individual, com tudo muito, muito quente para não precisar ir no forno.

Fiz dois molhos hiper encorpados.
O branco: com creme de leite de soja, alho, oregano, pitadinha de sal, muito azeite, cebolinha e coentro [amo!]. Você dá uma fritadinha no alho com azeite, depois mistura tudo. Um minuto depois desliga o fogo.

O vermelho: molho pronto [da sua preferência], azeite, cebola bem picadinha, rodelas de calabreza [ou outra coisa q preferir]. Frite um pouco a calabreza no azeite com a cebola. Jogue o molho e deixe no fogo até engrossar!

Uma omelete bem despretenciosa: bata um ovo, duas colheres de água, duas colheres de queijo ralado [da sua preferencia] e frita a bendita no azeite ou óleo.

Tudo bem quentinho, você faz o seguinte:
Em um prato [com formato de coração...eheheh brincadeira!] você coloca uma fatia de pão de forma [da sua preferência], passe bastante maionese, o molho branco, a omelete e por cima bastante molho vermelho. Se quiser, pode salpicar queijo ralado.

Und voilà!!!!!

Dica de Andorra: O Croque-Monsieur é uma excelente opção para uma refeição rápida, podendo ser servido acompanhado de salada verde como se faz na França. E eu prefiro a versão vegan do Croque...quem quiser é só pedir!

Beijos e boa noite!

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Fake Risoto

O Fake Risoto surgiu das "loucurinhas", que invento na minha cozinha. Como eu odeio desperdício e rotina, sempre lembro e ensino para o meu filho, que a comida que ele não quer mais, tem sempre alguém que adoraria ter para comer. E não é só o desperdício, é também, o fato de sair da rotina diária, da MESMICE CULINÁRIA! Meu, Andorra is out!

Partindo desde princípio, o arroz que sobra em casa eu invento: vários tipos de Fake Risoto, vários tipos de bolinhos de arroz, vários tipos de arroz divertidos e sopas. Calma, vou dar a receita de tudo isso...

Essa não é a foto do meu Fake Risoto. Assim que fizer de novo, fotografo e mostro para vocês. (^.~)

E como ele surgiu no cardápio da minha cozinha?
O maridão apareceu do nada, chegando do trabalho, cansado e com cara de faminto. Meu dia estava uma loucura, estava enrolada com tudo da casa, filho e encomendas da minha grife. Eu tinha esquecido até que ele andava sobre a terra!!! E fui para a cozinha com a desculpa:" Amor, daqui meia horinha fica tudo prontinho!".
Abri a geladeira e pensei: "Putz, f*!!".

Resumindo: minutos depois surgia o Fake Risoto, com as coisas que tinha na geladeira e um marido bem feliz.

***
Fake Risoto

Eu tinha esses ingredientes:

Arroz branco [sobra do almoço]
Molho vermelho a Bolonhesa [sobra do almoço do dia anterior - a quantidade certa deste molho é de uma a duas xícaras]
Presunto e Mussarela em pedaço [sempre compro em pedaço e fatiado]
Queijo parmesão fresco [ralei na hora]
Linguiça fina [marca Perdigão, nome Fininha]
Bacon [em pedaços super pequenos]
Cebolinha
Coentro [pode ser salsinha]
Azeite
Alho
Cebola
Sal [pitadinha]
Oregano
Pimenta do Reino
Mostarda

Como eu fiz:

Numa frigideira meio funda você coloca: azeite - meia cebola, dente de alho, cebolinha, coentro, bacon, presunto tudo picadinho - um gomo de linguiça fina cortada em rodelinhas. Refogue e desligue o fogo.
Agora coloque todos os outros ingredientes, menos o arroz, a mussarela e o queijo parmesão e volte para o fogo e quando começar levantar a fervura desligue.
Em outra panela, onde o arroz esta solto, coloque este molho, os dois tipos de queijos, volte para o fogo e mexa até que o molho deixe bem colorido seu arroz e os queijos fiquem bem moles, não derretidos. Desligue e sirva!

Importante: Eu fiz e deu para dois pratos bem servidos. Então, você utiliza os ingredientes de acordo com a quantidade de arroz e a seu gosto. Ok?

Quem fizer o Fake Risoto, por favor, me mande notícias???!!!
Beijão
M.~)

Invasão Andorriana...

Meu nome é Maitê, sou irmã mais velha da Carol [*], e como ela me colocou de colaboradora... já tô invadinduuu!!!

Eu tenho um blog, o Memórias de Fräulein e por lá escrevo sobre minhas paixões: Arte, Decoração e Moda. Porém, faltava alguma coisa, a outra paixão, que me faz pecar e me provoca inúmeros desejos e delírios... a Gastronomia.

Andorra [eu] costumo "perder" alguns minutos de contemplação com coisas que me deixam fascinada. Por exemplo: tecidos e papéis, eu piro nas texturas diferentes! De alguns anos para cá, me apaixonei por temperos frescos. Além do sabor e serem aromáticos, adoro as texturas das folhas secas, a cor dos temperos em pó, o cheiro e usw. Adoro usa-los, combina-los e descobrir um novo sabor para o meu paladar.

Tenho um corajoso piloto de provas: MEU MARIDO! Faço muita coisa para ele, pensando e desejando que ele aprove 100%. Curto pra caramba, pegar receitas e modifica-las...eh, bien, aos poucos irei dividindo essas minhas loucuras gastronomicas com vocês. Ah, eu não me dou bem com doces, portanto minhas receitas são salinas!!!

[*] Para quem não sabe, a Carol fez cursos e cursos de bolos e confeitaria. Ela faz um tal de "Bolo de Chocolate Power Mousse Mega Trufado" [sei lá o nome]... putz, cada garfada, cada mordida é um orgasmooo!!! Peçam essa receita!

Um grande beijo e me aguardem...

terça-feira, 4 de agosto de 2009

TABELA DE MEDIDAS

Líquidos (leite, água, óleo, etc.)

1 xícara = 240 ml

1/2 xícara = 120 ml

1/3 xícara = 80 ml

1/4 de xícara = 60 ml

1 colher (sopa) = 15 ml

1 colher (chá) = 5 ml

Chocolate em pó (cacau em pó)

1 xícara = 90 g

1/2 xícara = 45 g

1/3 xícara = 30 g

1/4 de xícara = 20 g

1 colher (sopa) = 6 g

Manteiga (margarina e gordura vegetal)

1 xícara = 200 g

1/2 xícara = 100 g

1/3 xícara = 65 g

1 colher (sopa) = 15 g

Açúcar
1 xícara = 180 g

1/2 xícara = 90 g

1/3 xícara = 60 g

1/4 de xícara = 45 g

1 colher (sopa) = 12 g

Farinha de trigo

1 xícara = 120 g

1/2 xícara = 60 g

1/3 xícara = 40 g

1/4 de xícara = 30 g

1 colher (sopa) = 7.5 g

BOLO GELADO CÔCO SIMPLES

Esta receita é uma ótima pedida pra festa de aniversário onde o bolo é embrulhado em papel alumínio e colocado em caixa de isopor decorada. Fica muito charmoso, prático e econômico!!

Pra fazer a massa :

5 ovos
2 xícaras de açúcar
1 xícara de leite
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher sopa de fermento
1 colher sopa essencia de côco
Bater na batedeira os ovos com o açúcar até dobrar de volume, adicionar o leite e a essencia.
Misturar a farinha peneirada junto com o fermento. Levar pra assar em forno 180 graus até dourar. A forma deve ser nº2 ou redonda de 24cm.

Para molhar misture:

1 lata leite condensado
1 vidro de leite de côco (200ml)
1 pacote de côco ralado seco pra polvilhar por cima
Fure o bolo ainda quente e jogue por cima a calda. Polvilhe o côco espere esfriar e leve pra gelar.
Se quiser corte em quadrados e embrulhe em papel aluminio.

Tempero multi-uso da Mirian


INGREDIENTES

400 gramas de
alho (descascado)
3 unidades de
cebola de cabeça grande
1 kg de
sal
1/2 maço de
salsa picada
1/2 maço de
cebolinha (picada)
1 colher de sopa de
noz-moscada ralada
2 colheres de sopa de
açafrão
3 colheres de sopa de
páprica doce
2 colheres de sopa de
manjericão (picadinho ou desidratado)

PASSO A PASSO

Pique a cebola em pedaços e bata no liquidificador com 1/3 de xícara de água .
Acrescente o alho aos poucos enquanto bate a cebola.
Se precisar, desligue o liquidificador e mexa a massa com colher(deixe bem grosso).
(Isto acima se faz para quem não tem processador.)
Acrescente a cebolinha, salsa e manjericão para triturar junto.
Despeje a massa obtida numa bacia plástica.
Ponha o sal e os outros ingrediantes e misture muito bem.
Coloque em vidros de tampa que feche bem e guarde na geladeira.
**eu usei o processador pra fazer este tempero... achei mais prático.
Esta receita eu retirei e testei, do site receitacúlo.
Uma maravilha !

FRANGO ENSOPADO FÁCIL

Esta foto não é minha, mas assim que fizer tiro uma e posto aqui,ok?!!!

Numa bacia grande coloque um frango já cortado e tempere com o tempero multi uso da Mirian. Adicione tudo cortado grosseiramente:
1 pimentão grande
1 cebola grande
2 tomates
caldo de um limão
Coloque tudo numa panela grande e cozinhe bem. Se precisar adicione um pouco de água. Antes de desligar o fogo coloque um pouco de polpa de tomate para dar uma cor . Para finalizar pique um pouco de salsinha e jogue por cima. Sirva com arroz. Se desejar pode colocar batata e nesse caso dê uma pré cozida e coloque na panela pra pegar o gosto do caldo.

MOUSSE DE MARACUJÁ

Este mousse pode ser feito com uma base de pão de ló e pode ser servido como torta mousse de maracujá ou pode ser colocado em embalagens individuais e vendido separadamente.
Você vai precisar :
1 lata leite condensado
1 lata creme de leite
1 lata de suco maracujá concentrado
1 envelope gelatina incolor
400 ml chantilly( medir antes de bater)
corante amarelo damasco em gel (opcional)
Bater os 3 primeiros ingredientes no liquidificador e juntar a gelatina e o corante até ficar na cor desejada. Colocar numa bacia grande e misturar o chantilly. Nesse momento coloque em embalagens individuais ou num refratário grande ou ainda sobre uma base de pão de ló.Decore com sementes de maracujá.

BOLO MOUSSE DE CHOCOLATE

Este bolo é sucesso garantido !!

Você vai precisar para a massa:

5 ovos
1 xícara e meia de açúcar
1 xícara de leite
meia xícara de óleo
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de chocolate em pó
1 colher sopa fermento em pó
1 colher sopa de essencia de baunilha
Bater os ovos inteiro com açúcar até dobrar de volume, adicionar o leite e o óleo e bater mais um pouco. Misturar com ajuda de um fuê* os ingrdientes secos : farinha, chocolate e fermento. Adicionar a essência e levar pra assar em assadeira redonda de 27 cm alta à forno 180 graus.

Para preparar o recheio :

1 caixa de 200 ml de creme de leite
1 xícara de açúcar
1 xícara de chocolate em pó 50% de cacau
1 envelope 12 gr gelatina incolor
350ml de chantilly batido (medir antes de bater)
1 colher sopa essência de rum ou conhaque
Levar os 3 primeiros ingredientes ao fogo até engrossar um pouco.Espere esfriar e coloque na batedeira junto com a gelatina já dissolvida e bata até ficar lisinho.Misture a essência e o chantilly . Leve pra gelar um pouco e utilize no recheio e na cobertura. Decore com raspas de chocolate e cerejas.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Paixão à terceira vista....

Pois é !!! Meu blog era pra ser somente sobre minha historia na confeitaria mas achei que seria mancada não falar sobre tantas outras coisas que gosto de fazer na cozinha ,além de comer !!:)
Vou começar do início quando ainda era solteira e não fazia nada em casa, ficava só nas costas de minha irmã que sempre cuidou muito bem de mim. Ela preparava varias delicias na cozinha e tinha todo um ritual pra comer. Não podia de jeito nenhum beliscar antes da mesa estar pronta, o que chegava no absurdo de fritar as batatas e esconder dentro do forno! Acredita ??? Nem eu !!! Mas isso me ensinou a respeitar os horários e toda maravilha da família reunida em volta da mesa. Minha mãe também cozinhava ,mas as novidades sempre foram minha irmã que trouxe pra dentro de casa.
Tem outra pessoa muito importante neste processo culinário que foi minha avó paterna, a Dona Nena ! Maravilhosa e cozinheira de mão cheia, minha avó sempre preparava as comidas mais deliciosas pra família. Eu costumava passar todas minhas férias em São Caetano e sempre voltava gordinha!! Ela preparava bolos, doces, carnes assadas, e o melhor feijão que já comi na vida. Ela realmente nasceu pra isso.
Depois com mais idade comecei a namorar e quis me mostrar para o meu futuro marido e comecei a elaborar receitas e ficar mais na cozinha. Mas algo estranho aconteceu.... me apaixonei por gastronomia e tudo relacionado. E até hoje pesquiso testo e faço muitas receitas pra minha família.E claro que me casei com meu namorado , afinal eu o conquistei pelo estômago e hoje temos dois filhos lindos a Mayume de 12 anos e o Gui de 4 anos.