segunda-feira, 27 de julho de 2009

Escrita em bolo

Este outro bolo foi um cliente de São Paulo que encomendou. Ele sempre passava as férias na Praia Grande (na época morava lá) e conheceu meu trabalho e fez a primeira encomenda. Eu não sabia como decorar e tive a sorte de assistir um programa de tv onde a maravilhosa Isamara Amâncio ensinava a fazer flores de bala de goma. Eu fiquei paradinha prestando atenção e assim que acabou o programa comprei um pacote e testei...foi tiro certo !!! Já sabia como decorar o bolo, mas queria porque queria escrever nele...resultado : ficou torto! E não dava pra tirar o gel que usei pra escrever. Tentei fazer umas decorações em volta mas não ficou do meu agrado. Mas mesmo assim o cliente gostou muito e continuou a fazer suas encomendas.
Este bolo foi pão de ló de chocolate com recheio de mousse com morangos. Uma delícia !!!

Um dos primeiros...

Esta foi uma das primeira encomendas que recebi. A cliente me trouxe o enfeite de cima e eu só tive que fazer as laterais. No dia eu achei uma obra de arte , afinal eu não tinha muita técnica ainda , mas analisando, hoje, eu acho muito simples . Foi feito um pão de ló branco com recheio de creme branco com morangos e a cobertura eu usei chantilly vegetal. Embora simples este bolo fez muito sucesso. Esta cliente, Simone virou sócia e fez muitas outras encomendas.
Agora reparem que eu não sei tirar fotos...

sábado, 25 de julho de 2009

Encantadores de clientes...

Então tá...agora sou uma confeiteira com certificado e tudo , e dai ? Como ingressar neste mercado e ser notada pelas pessoas ?
A maioria das confeiteiras que conheço trabalham em casa mesmo , e conseguem viver com a renda que ganham dos bolos. Eu mesma achei que seria fácil , mas como nada cai do céu fui á luta e comecei a falar pra todos sobre meus bolos e fiz amostras grátis para algumas pessoas. Mandei fazer cartão de visitas e comecei a distribuir por aí e começaram os telefonemas. Peguei mutas encomendas , principalmente no final do ano (comecei todo esse processo em 2006) onde as pessoas querem tudo á mão com aquela loucura de natal e ano novo ! Trabalhei demais , mas precisava me estruturar : mandei fazer uma mesa de 2,00 metros , comprei mais uma geladeira , ganhei a batedeira planetária do meu esposo logo no começo do curso , o que foi um alívio pra mim e comprei utensílios que toda confeiteira tem que ter como fuês, espatúlas , pão duro , formas diversas , sacos descartáveis para confeitar , alisadores , corantes , essencias , balança , e muitas outras coisas . A lista é grande !!!
Recebi muitas encomendas , ganhei clientes fiéis , mas mesmo assim tinha grandes dificuldades de encontrar o caminho certo , seja na hora de vender o produto ou na hora de elaborar um cardápio de bolos , a dificudade estava ali e eu não sabia o que fazer. Muitas vezes , ou melhor na maioria das vezes quem me socorria era meu marido que sempre me apoiou e acreditou no meu trabalho. Ele me ajudava elaborar receitas, cardápios e participava feliz das degustações que eu fazia sempre com os familiares. Com muita boa sorte superei alguns obstáculos e segui adiante , mas muitos ainda estavam por vir

Tudo começou...

Eu sempre tive um pé na cozinha , mas nunca imaginei que um dia me apaixonaria pela confeitaria. Pois é , foi amor à primeira vista ! Comecei fazendo bolos pra família, como a maioria das boleiras que conheço , mas pra mim não era o suficiente. Então eu resovi fazer um curso de bolos decorados e procurei o local mais próximo a minha casa e encontrei uma professora nota 10 ! Me matriculei no curso de confeitaria em 3 módulos do método Wilton e comecei. No início achava um bicho de sete cabeças , mas na segunda aula já desenvolvi bem e fui até o fim. Em seguida comecei o curso de bolos gelados já que a maioria do pessoal gosta mais deste tipo de bolo. Foram 8 aulas e logo na segunda aula eu comecei a fazer os bolos sozinha em casa e tomei coragem e aceitei encomendas. Eu fiquei quase louca, pesquisei muito, ligava pra minha professora pedindo ajuda e pra minhas primas que moram em SP que são confeiteiras também, enfim tinha duvidas pois queria ser profissional o quanto antes , mas depois de uns meses de prática agente desenvolve nosso modo de fazer as coisas e tudo foi ficando mais tranquilo.
Fiz mais alguns cursos em lojas que tem centro culinário e me aperfeçoei mais um pouco. Mas ainda falta um bom pedaço pra chegar onde eu quero e agente nunca sabe tudo , né ??? Aprender nunca é demais !!!